Começou com boatos estranhos, até mesmo sinistros. Alguém começou a falar sobre um culto canibal que estava matando pessoas na região das montanhas Arklay. O grupo de elite da polícia de Raccoon City, S.T.A.R.S (Special Tactics And Rescue Service) foi enviado para lá, iniciando uma investigação. Alguns meses depois eles foram afastados, sem muita explicação do chefe de polícia Brian Irons. Depois disso, tudo começou a piorar…
Pessoas estranhas começaram a ser vistas perambulando pela cidade, principalmente durante a noite. Essas pessoas eram descritas como mendigos, pessoas doentes e muito sujas, com uma aparência horrível, como se estivessem apodrecendo subitamente. Logo começou a se falar em uma espécie de surto de peste e a cidade entrou em quarentena. A polícia e o setor de saúde pública tentaram conter a situação, mas não foram capazes. Começou a se espalhar rápido demais. Ninguém tinha uma ideia exata de como ou por quê começou, mas a cidade inevitavelmente entrou em anarquia. Todos os serviços essenciais pararam de funcionar na maioria das regiões. As forças armadas interviram, assim como uma força paramilitar de mercenários contratados pela Umbrella, mas nada adiantou. Incêndios, tiroteios, mortes e desaparecimentos. Quando as pessoas perceberam o que estava acontecendo, já era tarde demais. Como foi dito, tudo aconteceu muito rápido
Os sobreviventes se viram cercados em um inferno de fogo, monstros e carne podre, que caminhava, gemia e tinha fome de… pessoas. Haviam monstros vagando pelas cidades. Pessoas que morriam e voltavam à vida, para caçar os outros e propagar a doença. E não só pessoas, como também animais. Era como um pesadelo perpétuo e constante, do qual não se podia despertar. As coisas já estavam ruins o bastante, mas outras aberrações começaram a aparecer; criaturas com garras, gigantes com algum tipo de força sobrehumana e seres que lembravam homens-répteis. O mundo parecia estar acabando. Estar vivo nunca foi tão ruim. Mas o que se pode fazer, além de tentar sobreviver? Além de tentar escapar? Ninguém quer morrer, muito menos se tornar uma dessas… coisas. As chances eram péssimas, a morte era quase certa, mas ainda assim muitos simplesmente se recusavam a desistir, por maior que fosse o medo em seus corações.
Essa é a situação de Raccoon City no final dos anos noventa. Uma cidade que muito em breve deixará de existir…