Após jogar algum tempo por fórum, tanto como jogador como narrador, percebi que o jogo por fórum inviabiliza certas jogadas sociais que poderiam ser feitas no jogo presencial. Se o jogador quer por exemplo, angariar lacaios, em uma narrativa por fórum isso levaria meses ou anos, para uma tarefa em que o personagem faria com simplicidade. Exemplo: O narrador sabe que sem muitas dificuldades o jogador será capaz de viciar um mortal em seu sangue. Posto isso, não há necessidade de interpretação. Substituirei essa interpretação por testes. Então vamos lá:
Caso o jogador queira conquistar o antecedentes lacaios, haverá duas formas de fazê-lo. Por interpretação e por teste.
Através da Interpretação: Narraremos somente o laço nível 1. Conquistado o laço nível 1, considera-se que o jogador conquistou os 3 níveis do laço. Essa regra se aplica somente para mortais comuns. Havendo sucesso no primeiro nível, computa-se o gasto dos 3 pontos de sangue gastos para laçar o alvo.
Vampiros e mortais importantes, como o prefeito ou o chefe da polícia ou qualquer outro NPC importante a critério do narrador, não são alcançados por essa regra. É necessário que seja interpretado os 3 níveis.
Através da Rolagem:
O jogador gasta 3 pontos de sangue e testa sua Força de Vontade dificuldade 8 três vezes. É necessário obter ao menos um sucesso em cada um dos três testes. Cada teste representa uma tentativa do personagem do jogador de laçar o alvo e cada sucesso representa um nível do laço de sangue alcançado. Se falhar, o jogador precisa gastar 1 FV e 1 ponto de sangue para cada novo teste. Uma falha crítica implicará em alguma consequência em on, como por exemplo a quebra da máscara durante a tentativa de laçar o alvo.
Havendo sucesso, narrador e jogador definem as características do lacaio, como nome e sexo. Os lacaios conquistados por este método são pessoas comuns e não podem ter nenhum antecedente maior que 3, como recursos, fama, influência ou outra característica que o torna um lacaio muito valioso.
*Limites de lacaio pela regra de ouro:
Neófito: 2 lacaios (1 por ciclo);
Ancilae: 3 lacaios (1 por ciclo);
Caçada:
Será utilizado o teste do livro. Não se trata de uma regra de ouro, já que a regra utilizada aqui é a integral do livro básico v20. Mas não haverá necessidade de interpretação, a menos que o jogador queira:
•Caça [Vários]: É da natureza do vampiro caçar. Para cada hora do vampiro gasta em busca de presas humanas, permite ao jogador fazer um teste contra uma dificuldade com base na área em que o vampiro caça. A combinação de Atributos e Habilidade utilizada deve corresponder ao
método pelo qual o jogador descreve a técnica de caça do personagem. Por exemplo, Aparência + Lábia pode representar um encontro sensual em uma boate que termina com um dos amantes matando sua sede, Vigor + Atletismo deve sugerir uma perseguição angustiante através de uma faixa de um parque da cidade, e Raciocínio + Manha pode ser interpretado como um jogo mortal de gato e rato.
Área Dificuldade*
Bairro miserável/Curral 4
Classe baixa/Bairro boêmio 5
Centro da cidade 6
Bairro industrial 6
Subúrbio 7
Área fortemente policiada 8
*Dificuldade +1 devido à estação inverno.
- Texto extraído do livro:
- Um sucesso indica que ele encontrou e subjugou uma presa, de uma maneira adequada ao vampiro e à área (talvez ele tenha seduzido uma fonte, ou entrado sorrateiramente numa casa onde todos dormiam, ou simplesmente emboscado e atacado a vítima). Ele pode, então, alimentar-se com uma quantidade de pontos de sangue igual ao resultado obtido ao lançar um dado. Um fracasso neste teste de Percepção indica que ele gastou aquela hora com buscas
infrutíferas, enquanto uma falha crítica indica alguma complicação (talvez o personagem mate uma fonte acidentalmente, ou pegue alguma doença, invada o domínio de um Membro rival, ou seja atacado por uma gangue de rua). Se uma falha crítica realmente acontecer, passe para o modo de interpretação e deixe que o personagem tente achar uma maneira de sair da enrascada.
Se o personagem apanhar a presa mas tiver uma quantidade de pontos de sangue em seu corpo inferior a 7 menos o seu Autocontrole, é necessário fazer um teste de frenesi (pág. 228), para ver se ele consegue controlar sua fome. Se o jogador fracassar neste teste, o personagem continua a sugar o sangue da fonte até ficar completamente saciado (até preencher o seu total de pontos de sangue), a vítima morre pela perda de sangue ou o vampiro consegue readquirir o controle de si mesmo de alguma maneira. Se ocorrer uma tragédia, o vampiro pode vir a perder Humanidade.
O Antecedente Fama reduz a dificuldade dos testes de caçada em um grau por ponto de Fama (até um mínimo de 3), enquanto o Antecedente Rebanho adiciona um dado por ponto de Antecedente (desde que o rebanho possa ser encontrado naquela área). Porém, os Narradores podem aumentar o grau de dificuldade da caçada para os vampiros que sejam particularmente desumanos (Nosferatu, alguns Gangrel, vampiros com menos de 4 pontos de Humanidade ou menos), uma vez que tais monstros sentem muita dificuldade de misturar-se à multidão.