Regras de Ouro:Após jogar algum tempo por fórum, tanto como jogador como narrador, percebi que o jogo por fórum inviabiliza certas jogadas sociais que poderiam ser feitas no jogo presencial. Se o jogador quer por exemplo, angariar lacaios, em uma narrativa por fórum isso levaria meses ou anos, para uma tarefa em que o personagem faria com simplicidade. Exemplo: O narrador sabe que sem muitas dificuldades o jogador será capaz de viciar um mortal em seu sangue. Posto isso, não há necessidade de interpretação. Substituirei essa interpretação por testes. Então vamos lá:
Lacaios:
Caso o jogador queira conquistar o antecedentes lacaios, haverá duas formas de fazê-lo. Por interpretação e por teste.
Interpretação: Narraremos somente o laço nível 1. Conquistado o laço nível 1, considera-se que o jogador conquistou os 3 níveis do laço. Essa regra se aplica somente para mortais comuns. Havendo sucesso no primeiro nível, computa-se o gasto dos 3 pontos de sangue gastos para laçar o alvo.
Vampiros e mortais importantes, como o prefeito ou o chefe da polícia, não são alcançados por essa regra. É necessário que seja interpretado os 3 níveis.
Rolagem: O personagem poderá fazer três testes diferentes, escolhendo o que melhor representa o seu personagem. Ele pode forçar fisicamente um mortal a beber seu sangue, seduzir ou intimidar uma vítima com palavras, ou elaborar um plano criando uma armadilha ou disfarce.
Obtendo sucesso no primeiro teste, o personagem realiza o segundo e o terceiro teste. A dificuldade dos testes seguintes serão de -1 para o segundo teste e -2 para o terceiro teste, representando assim os efeitos do laço nível 1 e 2. Um ponto de sangue é gasto em cada teste, representando o sangue gasto pelo personagem do jogador para tentar laçar o mortal.
Coação física: O personagem força fisicamente o alvo a beber do seu sangue por 3 noites consectutivas.
Sistema: O jogador gasta 1 pds e testa força + briga dificuldade 8 no primeiro teste, dificuldade 7 para o segundo teste e dificuldade 6 para o último teste. Cada nível da disciplina potência acrescenta um dado à rolagem. Uma falha significa que o alvo fugiu, mas pode ser cooptado novamente. Uma falha crítica significa que o alvo, além de fugir, poderá prejudicar o vampiro de alguma maneira, como por exemplo contar à polícia ou a um repórter o que aconteceu.
Sedução: O personagem convida o alvo para uma conversa, onde o convence ou o força, através das suas palavras, a beber do seu sangue.
Sistema: O jogador gasta 1 pds e testa manipulação + lábia dificuldade 8. Assim como no exemplo acima, havendo sucesso a dificuldade é reduzida nos testes seguintes. Se o personagem possuir a qualidade Voz Encantadora, terá a dificuldade reduzida em 1. Cada nível da disciplina presença ou dominação diminui em 1 a dificuldade do teste, até o mínimo de 3. Uma falha significa que o vampiro não conseguiu persuadir o alvo. Uma falha crítica significa que o alvo descobriu as intenções do personagem, bem como que ele está lidando com um vampiro e tentará prejudicar o Membro de alguma forma.
Trapaça/ Engodo: O personagem elabora um plano mental e o coloca em prática, como por exemplo substituir o vinho preferido da vítima por seu sangue.
Sistema: O jogador gasta 1 pds testa raciocínio + manha dificuldade 8. Uma falha significa que o alvo percebeu a farsa e o plano falhou. Uma falha crítica significa que de algum modo o alvo descobriu a fonte do sangue e tomou conhecimento de todo o plano do personagem, entregando a porção do seu sangue a um caçador de bruxas fanático, ao Governo ou qualquer outra coisa nada boa, para o personagem, claro.
Havendo sucesso, narrador e jogador definem as características do lacaio, como nome e sexo. Os lacaios conquistados por este método são pessoas comuns e não podem ter nenhum antecedente maior que 3, como recursos, fama, influência ou outra característica que o torna um lacaio muito valioso.
*Limites de lacaio pela regra de ouro:
Neófito: 3 lacaios (1 por ciclo);
Ancilae: 4 lacaios (2 por ciclo);
** Lacaios animais: Aplica-se somente a regra da
coação física ou do
engodo, substituindo raciocínio + manha por racioncínio + empatia com animais.
Caçada: Será utilizado o teste do livro. Não se trata de uma regra de ouro, já que a regra utilizada aqui é a integral do livro básico v20. Mas não haverá necessidade de interpretação, a menos que o jogador queira:
•Caça [Vários]: É da natureza do vampiro caçar. Para cada hora do vampiro gasta em busca de presas humanas, permite ao jogador fazer um teste contra uma dificuldade com base na área em que o vampiro caça. A combinação de Atributos e Habilidade utilizada deve corresponder ao
método pelo qual o jogador descreve a técnica de caça do personagem. Por exemplo, Aparência + Lábia pode representar um encontro sensual em uma boate que termina com um dos amantes matando sua sede, Vigor + Atletismo deve sugerir uma perseguição angustiante através de uma faixa de um parque da cidade, e Raciocínio + Manha pode ser interpretado como um jogo mortal de gato e rato.
Área Dificuldade*
Bairro miserável/Curral 4
Classe baixa/Bairro boêmio 5
Centro da cidade 6
Bairro industrial 6
Subúrbio 7
Área fortemente policiada 8
*Dificuldade +1 devido à estação inverno.
- Texto extraído do livro:
Um sucesso indica que ele encontrou e subjugou uma presa, de uma maneira adequada ao vampiro e à área (talvez ele tenha seduzido uma fonte, ou entrado sorrateiramente numa casa onde todos dormiam, ou simplesmente emboscado e atacado a vítima). Ele pode, então, alimentar-se com uma quantidade de pontos de sangue igual ao resultado obtido ao lançar um dado. Um fracasso neste teste de Percepção indica que ele gastou aquela hora com buscas
infrutíferas, enquanto uma falha crítica indica alguma complicação (talvez o personagem mate uma fonte acidentalmente, ou pegue alguma doença, invada o domínio de um Membro rival, ou seja atacado por uma gangue de rua). Se uma falha crítica realmente acontecer, passe para o modo de interpretação e deixe que o personagem tente achar uma maneira de sair da enrascada.
Se o personagem apanhar a presa mas tiver uma quantidade de pontos de sangue em seu corpo inferior a 7 menos o seu Autocontrole, é necessário fazer um teste de frenesi (pág. 228), para ver se ele consegue controlar sua fome. Se o jogador fracassar neste teste, o personagem continua a sugar o sangue da fonte até ficar completamente saciado (até preencher o seu total de pontos de sangue), a vítima morre pela perda de sangue ou o vampiro consegue readquirir o controle de si mesmo de alguma maneira. Se ocorrer uma tragédia, o vampiro pode vir a perder Humanidade.
O Antecedente Fama reduz a dificuldade dos testes de caçada em um grau por ponto de Fama (até um mínimo de 3), enquanto o Antecedente Rebanho adiciona um dado por ponto de Antecedente (desde que o rebanho possa ser encontrado naquela área). Porém, os Narradores podem aumentar o grau de dificuldade da caçada para os vampiros que sejam particularmente desumanos (Nosferatu, alguns Gangrel, vampiros com menos de 4 pontos de Humanidade ou menos), uma vez que tais monstros sentem muita dificuldade de misturar-se à multidão.