Explore o Mundo das Trevas e os conflitos morais através da perspectiva de um Vampiro. Encontre na não-vida uma chance de sucesso ou a rota direta para o inferno. (Fórum baseado nas regras da 3ª edição)

5 participantes

Dúvida sobre Habilidades na Ficha de Personagem

Samael
    Samael
    Tremere
    Tremere

Dúvida sobre Habilidades na Ficha de Personagem Empty Dúvida sobre Habilidades na Ficha de Personagem

Mensagem por Samael Qui 14 Jul 2022 - 14:26

Boas, ao fazer a minha ficha estou me deparando com algumas divergências da ficha padrão disponibilizada no Livro de Vampiro a Mascara, e gostaria de alguns esclarecimentos.

As Habilidades do personagem divide-se em 3 categorias que são: (Talentos, Pericias e Conhecimento), na qual subdivide-se da seguinte forma.

Talentos: (Prontidão, Esportes, Briga, Esquiva, Empatia, Expressão, Intimidação, Liderança, Manha, Lábia).
    Obs1: No talento senti a falta da Esquiva e notei em seu lugar a Acuidade.

Pericias: (Empatia c/ Animais, Ofícios, Condução, Etiqueta, Armas de Fogo, Armas Brancas, Performance, Segurança, Furtividade, Sobrevivência).
    Obs2: Nas Pericias percebi que foi retirado a Segurança e acrescentado o Roubo.

Conhecimento: (Acadêmicos, Computador, Finanças, Investigação, Direito, Linguística, Medicina, Ocultismo, Política, Ciências).
    Obs3: Na área do conhecimento sentir a falta de Linguística e notei a presença de Tecnologia.

Existe algum proposito especial para essas substituições ou elas significam a mesma coisa? Por que ao depender do contexto esquiva/acuidade possa ter significados parecidos, já na área do conhecimento entre linguística/tecnologia, que foi onde mais me chamou a atenção,  não vejo similaridade nenhuma.

Posso utilizar na minha ficha o padrão dado pelo livro?

Ed Araújo
    Ed Araújo
    Gangrel Antitribu
    Gangrel Antitribu

Dúvida sobre Habilidades na Ficha de Personagem Empty Re: Dúvida sobre Habilidades na Ficha de Personagem

Mensagem por Ed Araújo Qui 14 Jul 2022 - 17:57

Oi, Samael. Blz?

Então, nós estamos usando a Edição de 20º Aniversário (V20) neste fórum. Você deve estar estranhando porque no fórum antigo eles usavam a V3 (3ª Edição Revisada), né?

No V20 a manobra de esquiva é tratada por Esportes. Acuidade é a capacidade de perceber o sobrenatural. Um pouco como Prontidão, mas este último serve somente para eventos mundanos. Também difere de Ocultismo, que é mais como um conhecimento teórico do sobrenatural. Pra você saber se alguém é um vampiro, por exemplo, pode-se testar Percepção + Acuidade.

Roubo serve tanto para praticar arrombamentos, furtos e prestidigitação quanto para prevenir-se deles. Lidar com sistemas de segurança mais avançados (como fechaduras com senha eletrônica ou cartão magnético) requer o uso de Tecnologia.

Falando desta, ela permite lidar com hardware, basicamente. Para lidar com software, usa-se Computador.

Linguística agora é uma Qualidade.

Se você está trazendo sua ficha do fórum antigo, não precisa alterar nada - o Narrador com quem você for jogar conversará com você sobre ajustes necessários, como transferir pontos de uma Habilidade para outra ou para Talentos. Se você está fazendo uma ficha nova, basicamente todo o conteúdo para criar um personagem está aqui mesmo no fórum, no Guia do Jogador.

Espero ter respondido suas dúvidas. Qualquer coisa estamos aí para mais perguntas.
    Samael
    Samael
    Tremere
    Tremere

Dúvida sobre Habilidades na Ficha de Personagem Empty Re: Dúvida sobre Habilidades na Ficha de Personagem

Mensagem por Samael Sex 15 Jul 2022 - 7:13

Compreendo
    Obrigado pela explicação.
    bahamut
    bahamut
    Tzimisce
    Tzimisce

Mensagem por bahamut Seg 1 Ago 2022 - 10:39

Olá! Vi esse tópico e gostaria de aproveitar a deixa. Estou vindo de um forum antigo também, acho que o mesmo do Samael, e eu tinha uma ficha que eu usava mas optei por aposentar ela para utilizar o xp e criar outra ficha. Posso usar a quantia de XP do outro forum para criar uma ficha aqui?

Gangrel Antitribu
    Gangrel Antitribu

Mensagem por Ed Araújo Seg 1 Ago 2022 - 11:38

bahamut escreveu:Olá! Vi esse tópico e gostaria de aproveitar a deixa. Estou vindo de um forum antigo também, acho que o mesmo do Samael, e eu tinha uma ficha que eu usava mas optei por aposentar ela para utilizar o xp e criar outra ficha. Posso usar a quantia de XP do outro forum para criar uma ficha aqui?

Oi, Bahamut. Então, nós tratamos este fórum como uma continuação do anterior, apenas atualizado para V20. Vc pode usar a ficha que tinha no fórum anterior, mas se quiser trocar de personagem então só pode aproveitar metade da XP que tinha. Isso vale pra qualquer um que queira trocar de personagem.

Seja bem-vindo!

P.S.: estou com uma crônica aberta, Chicago by Night. Se quiser aproveitar, ainda está no começo.
    Han
    Han
    Brujah
    Brujah

Mensagem por Han Seg 1 Ago 2022 - 21:08

bahamut escreveu:Olá! Vi esse tópico e gostaria de aproveitar a deixa. Estou vindo de um forum antigo também, acho que o mesmo do Samael, e eu tinha uma ficha que eu usava mas optei por aposentar ela para utilizar o xp e criar outra ficha. Posso usar a quantia de XP do outro forum para criar uma ficha aqui?

Olá Bahamut, seja bem vindo.

Complementando o que o Ed escreveu, mesmo que tenha a intenção de criar uma nova ficha, faça a gentielza de postar sua antiga ficha aqui, para título de registro. Iremos encaminha-la para o tópico de fichas mortas, depois que verificarmos o saldo de xp, e você poderá assim, postar sua nova ficha.
    bahamut
    bahamut
    Tzimisce
    Tzimisce

Mensagem por bahamut Ter 2 Ago 2022 - 10:50

Salve Han, tudo bem? Então... Acho que vou usar a mesma ficha. Talvez jogue na cronica do Ed mesmo. Vou ver certinho, mas se quiser te mando por mp

Brujah
    Brujah

Mensagem por Han Ter 2 Ago 2022 - 19:28

bahamut escreveu:Salve Han, tudo bem? Então... Acho que vou usar a mesma ficha. Talvez jogue na cronica do Ed mesmo. Vou ver certinho, mas se quiser te mando por mp
    Show de bola Bahamut, o importante é a diversão no final das contas.
    Henriq@narch

Mensagem por Henriq@narch Qui 11 Ago 2022 - 12:02

Henriqanarch na área

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 24 Nov 2024 - 4:08