Inicialmente, no fórum, todos os jogadores começam com uma ficha de vampiro
Neófito (de 0 a 100 anos). Com o tempo, eles acumulam pontos de experiência, que podem ser usados para adquirir um novo personagem mais forte, podendo ser um
Ancillae (de 100 a 300 anos), um
Ancião (de 300 a 1000 anos) ou, quem sabe, até um
Matusalém (mais de 1000 anos)!
Para que essa aquisição seja feita, existe um número mínimo e máximo de experiência acumulada que deve ser alcançar. Confira os valores na tabela a seguir:
ESTÁGIO
| XP MIN / MÁX
|
Neófito
| 0 - 74
|
Ancillae
| 75 - 249
|
Ancião
| 250 - 600
|
Matusalém
| 1000+ |
Vale ressaltar que essa XP acumulada não precisa, necessariamente, estar sem uso e sendo guardada para esse fim de evolução. O jogador pode, no decorrer do jogo, investir toda a experiência ganha em crônicas no personagem atual e, quando o seu saldo de XP total alcançar um dos valores da tabela, estará apto a realizar a troca de personagem, se assim desejar.
Reforçamos aqui a palavra
troca. O jogador não ficará com dois personagens; abdicará do antigo para jogar apenas com o novo personagem.
REALIZANDO A TROCA
Para realizar a troca, o jogador deve criar seu novo personagem com os pontos padrão de criação + bônus, como descrito no sistema de
Vampiro - A Máscara. Em seguida, basta reutilizar a experiência acumulada do personagem antigo na nova ficha, o que torna-a coerente com o que se espera do estágio dela. Esse é o único caso onde
pode-se reaproveitar 100% da experiência do personagem antigo, sem penalidades (respeitando os valores da tabela acima, é claro).
Exemplo: Meu personagem Ancillae já tem 350xp investidos e decido fazer um Ancião. Como um personagem Ancião deve ter entre 250 e 600xp, posso fazer essa troca. Sendo assim, uso os pontos base da criação de ficha + a experiência total que meu personagem antigo havia acumulado, visto que o motivo da troca é uma evolução de categoria.
E SE MEU PERSONAGEM MORRER?
No caso da morte final do personagem, é possível criar uma nova ficha. Entretanto, o jogador deve usar
50% de sua xp total acumulada, arredondado para cima. O valor resultante poderá ser utilizado em um novo personagem de qualquer estágio, desde que esteja entre o valor mínimo e máximo de sua categoria. O excedente é descartado.
Exemplo: Meu personagem, com 80 pontos de experiência investidos, sofreu a morte final em uma crônica. Ao criar uma nova ficha, poderei utilizar 40 pontos de experiência. Com essa pontuação, é possível criar apenas um Neófito, visto que, para esse nível, é necessário ter de 0 a 35 pontos de experiência de acordo com a tabela. Logo, a ficha é criada com os típicos pontos base + pontos de bônus + 35 xp, que é o máximo permitido para Neófito. Os outros 5 pontos dos 40 iniciais são descartados.
CANSEI DO MEU PERSONAGEM. POSSO TROCÁ-LO?
Sim, é possível trocar um personagem, apesar de recomendarmos que a criação de qualquer personagem seja feita com muito critério e cuidado para que isso não aconteça. Entendemos, porém, que jogar muito tempo com o mesmo personagem pode cansar um pouco. Logo, permitimos a criação de uma nova ficha por conta de desistência.
Os critérios aqui são os mesmos para os casos de morte do personagem: a experiência acumulada do personagem que será abandonado é dividida por dois e aplicada no novo personagem. Vale ressaltar que esse custo de xp não é aplicado a primeira troca de cada membro.
Exemplo: Estou a um bom tempo com o meu personagem atual, que é um Ancillae. Entretanto, decidi que quero fazer um personagem novo, pois enjoei do atual. Supondo que tinha 200xp investido nesse personagem antigo, poderei utilizar 100 pontos de experiência em meu próximo personagem. Com 100xp, posso fazer um Neófito, cujo limites são de 0 a 35xp, ou outro Ancillae, que tem por limites 75 a 220xp. A decisão importante aqui é: se escolho fazer um Neófito, perco 65 pontos de experiência dos 100 acumulados, visto que o limite do Neófito é de 35. Se escolho prosseguir com um Ancillae, poderei utilizar os 100xp sem precisar descartar excedentes, já que o limite dessa categoria é de 220. Claramente, é mais vantajoso fazer um Ancillae que, além de ser mais forte e influente que um Neófito, não exige descarte de pontos para esse caso em específico.
No caso de dúvidas ou sugestões, procure algum membro da Administração via mensagem privada ou pelo Whatsapp.